terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobre Tecnologia e Escola.

Quando se fala em sociedade industrial se pensa em três condições: moderno, moderno tardio e pós-modernidade (condição contemporânea).
O modernismo, por exemplo, foi uma critica declarada a sociedade moderna. Já os pós-modernos incluindo os teóricos, dão ênfase ao individualismo, fragmentação, pluralismo e ausência de força totalizadora. Baseados no essêncialismo de agente racional, universalizado.
O que se percebe é uma crescente ausência de participação estatal no financiamento da organização da educação. Em linha de pensamento otimista a pós-modernidade é libertadora e a informática como tecnologia é auxiliadora em um novo ponto de vista crítico a modernidade.
Discute-se para além de teorias positivas e negativas que espécies de sociedade querem com um aparato que permite disseminação de informação tão rápida ao passo que mecanismos de discriminação social, racional, sexual e regional são criados ao ponto que boas idéias também se propagam com rapidez.
Dessa forma, cabe aos educadores, se capacitarem, e repensar sobre a questão das novas tecnologias e de como isso pode ser eficaz no processo do aprendizado, e de como a globalização vem transformando a sociedade e, assim também as questões escolares.
contemporart.arteblog.com.br/.../

Nenhum comentário:

Postar um comentário