quarta-feira, 9 de setembro de 2009



Entrevista com coordenadora Geral de Educação a Professora Francisca Aragão Leite, que nos falou sobre a trajetória da educação em nosso município e como a educação vem ampliando novas possibilidades de desenvolvimento educacional, principalmente através dos avanços tecnológicos que foram preponderantes para o nível de ensino que temos hoje.

Por muitos anos, existia apenas uma escola que é a João Ribeiro. Só aproximadamente na década de 70 começaram a construírem novas escolas para suprir as necessidades da população. Sendo que hoje, temos na rede estadual 08 (oito) escolas na zona urbana e 39 (trinta e nove) na zona rural, sendo que 17 (dezessete) são indígenas. A coordenadora falou sobre os recursos que eram utilizados anteriormente como o quadro negro, o giz e a oratória do professor, diferentemente dos dias atuais onde os docentes dispõem de acordo com a realidade de cada escola vários tecnologias que possibilitam a inovação de seu trabalho como os computadores, vídeos, data show, retro projetor, material didáticos para confecção de cartazes, painéis, brinquedos educativos, jogos e laboratório de informática para pesquisas entre outros. Enfim, o docente hoje conta com a tecnologia que é um meio e não um fim, para que a aprendizagem se efetive de forma prazerosa e a contento.

Relatou como eram realizadas as datas comemorativas que para a coordenadora havia a participação de todos, isto é, eram realizadas tanto pelos alunos quanto pelos professores e complementou que essas datas eram bem mais valorizadas e as festas eram comemoradas com entusiasmos e satisfação por todos. As horas cívicas, atividades culturais aconteciam sempre com leituras de poemas, mensagens e apresentações. Deu ênfase com relação ao ensino aprendizagem, segundo a coordenadora à aprendizagem, a metodologia, as aulas, o acompanhamento, tem sido aspectos que estão sendo trabalhados para que a educação melhore e avance a nível estadual e nacional como índice de desenvolvimento satisfatório. Alem disso o profissional esta sendo valorizado no que concerne ao salário digno.

Concluiu a entrevista nos dizendo que houve mudanças significativas, tanto na estrutura física, quanto pedagógica e de gestão escolar. E que o ensino está mais sistematizado, no qual as escolas têm clareza de sua missão e função social que deve desempenhar. A educação está em seu auge, pois os investimentos tanto na formação continuada de professores e funcionários da escola como financeiros para auxiliar as escolas em suas ações. O governo tem como uma das prioridades a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário