domingo, 23 de agosto de 2009

CIBERCULTURA TÉCNICAS OU TECNOLOGIA

A cibercultura caracterizou pela dominação, através do projeto racionalista-iluminista, da natureza e do outro. Se para Heidegger (1954) a essência da técnica moderna estava na requisição energético-material da natureza para a livre utilização cientifica do mundo, a cibercultura seria uma atualização dessa requisição, centrada agora na transformação do mundo em dados binários para futura manipulação humana (simulação, interatividade, genoma humano, engenharia genética etc.). Ao atingir a esfera da comunicação, as tecnologias agem como mídia, liberando-nos dos diversos constrangimentos espaços-temporais. A conjunção da falência da meta relatos, da idéia de fim do futuro e o surgimento das novas possibilidades planetárias da comunicação digital estão inseridas na origem da cibercultura.
Se para o otimista Pierre Levy o ciberespaço, ou internet, é um dispositivo livre de comunicação, interativo e comunitário a serviço da inteligência coletiva, para Paul Virilio a internet tem objetivos militares, desempenha o papel de interferência nas opiniões publicas e gera dependência, de fato, como mostram as posições dos autores, vivemos em ambiente de contradições, fragmentadas em globalizadores e globalizadas, centro e periferia bem como a intensa e por vez conflituosa interação destes
De acordo com Virilio (2000, p.58) “se o lema do poder dos reis do séculos passados era dividir para governar, hoje a arrogância do poder se manifesta não apenas na divisão local, mas ainda pela multiplicação global, pela confusão cada vez maior dos Estados e Nações diante da aceleração dos procedimentos econômicos-politico, o feed-back interativo entre o global e o local”.
Em suma a cibercultura é como fruto de um movimento social de busca da interação global entre os participantes, mas reconhece que o universal produz seus excluídos.
Então pode se dizer que a maior critica feito a Pierre Levy é o fato de adotar uma perspectiva utilitarista da internet. È claro que não podemos reduzir sua teoria a formula a rede de computadores é boa porque é útil. Todavia não posso deixar de dar razão aqueles que apontam os problemas que ela representa ou pode representar para o processo de socialização.


Referências Bibliográficas:LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, 34, 1999. VIRILIO, Paul. Estratégia da decepção. São Paulo, Estação Liberdade, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário